Os Finders são estruturas compostas por Critérios e Campos que auxiliarão o seu usuário a localizar registros

A criação dos Finders não é requisito para um projeto, o seu usuário pode montar os próprios filtros e/ou visualizações diretamente das listagens, no entanto, criar alguns Finders melhorará a experiência inicial de seus usuários.

🚧

Formulários Master-Detail e Listas Suspensas

Ao construir os seus formulários, você poderá utilizar os Finders construídos em sua entidade para criar listas de "Master-Detail" e também para criar "Listas Suspensas.

Critérios

A construção dos critérios do Finder exige uma atenção especial pois poderá trazer mais registros do que deveria ou pode esconder registros.

O filtro utilizado é definido por você, usando as Regras e Condições, além disso você pode agrupar regras para atingir o resultado desejado.

Montando os Critérios de BuscaMontando os Critérios de Busca

Montando os Critérios de Busca

Campos e Ordenação

Através da lista de campos na esquerda da edição de Finder, você pode adicionar campos na sua lista usando um duplo-clique ou arrastando os campos.

Campos do FinderCampos do Finder

Campos do Finder

Você pode organizar os campos da lista facilmente usando drag 'n drop ou ajeitar a ordenação padrão clicando no título da Coluna.

Organizando os CamposOrganizando os Campos

Organizando os Campos

Apesar de criar uma ordenação padrão, o seu usuário poderá na própria tela de lista modificar a ordenação para a ordem que ele deseja. Isso não alterará a configuração do Finder, somente a visualização atual.